Tripé sustenta vestibular da UERJ
Posted: 10 de maio de 2010 by Departamento de Administração Geral - Olpetesc in Marcadores: CBMERJ, PMERJ, UERJ, UEZO
0
A Diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Beth Murad, explicou em entrevista como foi concebido o processo seletivo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Segundo a Diretora, o modelo de exame da Instituição, criado há dez anos, propõe separar em três áreas as disciplinas do Ensino Médio: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. De acordo com Beth Murad, "para trabalhar com as áreas, há de se trabalhar com interdisciplinaridade", que é um dos pilares do tripé que sustenta o vestibular da Uerj.
A segunda coluna dessa estrutura, conforme a Diretora do Dsea, é constituída por "competência e habilidade, o que significa o desenvolvimento de uma relação aprendida, por exemplo, entre matemática e biologia". Ou seja, "há conteúdo, mas interligado às matérias. Exige as habilidades adquiridas ao longo da vida escolar. Não há como ficar decorando fórmulas".
O terceiro sustentáculo do processo é a contextualização. A diretora do Dsea afirmou que a idéia é, por exemplo, estar em dia com a leitura dos jornais para se manter atualizado e informado acerca da realidade.